sexta-feira, 15 de abril de 2011

Conectados: ideias abertas sobre cibercultura

A partir da globalização o dinamismo social se intensificou: a circulação de capital se acelera, as fronteiras de espaço e tempo desmoronam e o mercado é conquistado cada vez mais através de novas tecnologias que permitem comunicação rápida, eficaz e atingem pessoas ao redor de todo o globo.
A todo o momento somos bombardeados por informações, que chegam de maneira cada vez mais rápida e pelas mais diferentes vias: celular, Ipod, computador. De alguma forma, estamos permanentemente conectados com o mundo – ou ao menos com a realidade construída pelo mercado, a qual temos acesso por meio destas novas tecnologias.
Essa mudança tecnológica e cultural que está repaginando a comunicação e as relações ao redor do globo. É o que francês Pierre Lévy chama de cibercultura e Castells de “Revolução nas Tecnologias da Informação”. Plataformas como a Internet mudaram o posicionamento do público e o próprio ato de consumir. As novas tecnologias estão gradativamente interligando as pessoas no universo midiático e isso se reflete no consumo de bens materiais e intangíveis. Nunca se teve um acesso tão grande a informações sobre um produto nem às opiniões de tantos consumidores sobre ele. Além disso, há o fenômeno dos blogs que ditam tendências e influenciam na decisão de compra. É sobre esses assuntos que esse blog pretende discutir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário